terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sobre meus objetivos e algumas dicas misturadas.

Estou "flertando" com o desenvolvimento de games faz algum tempo.
Ainda nos meus estudos em Pascal, criei um Space Invaders de caracteres, que desciam pela tela. Uma doideira de estruturas de controle que eu nunca mais iria entender, e só uma noite de insônia e a ausência de emprego me possibilitaram criar.
Depois resolvi estudar mais a sério, e fui atrás de plataformas melhores do que o FreePascal.

jMonkey é interessante, mas não achei bons tutoriais na época. Além do mais, eu não era um programador tão evoluído.
Para quem gosta de Java, fica a dica:
http://jmonkeyengine.org/

Cocos2D é interessante. Comprei o Ebook da Casa do Código
http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-jogos-android
O livro é bom, ensina no ritmo certo, e explica um pouco da lógica por trás de um game.
Ótimo para quem quer começar, só que é necessário entender a estrutura básica do Android.


Mas por fim, resolvi testar "uma tal" de Unity3D, e larguei de mão todo o resto.

Pelo que estou vendo até então, a Unity é o que há.
Pode-se fazer nela qualquer coisa, com velocidade e qualidade.
Jogos 2D e 3D, para todos os S.O. de Mobiles, Linux, Mac, Windows, Wii, Xbox, PS3 e para todos os browsers.

Exemplos da sua competência não faltam:
-O novo jogo da Rovio (famosa pelo título Angry Birds), chamado "Bad Piggies", é desenvolvido na Unity.
-Shroud of Avatar, novo jogo (ainda não lançado) do popstar dos games, Richard Garriot, será na Unity.
-Deus Ex para iOS é na Unity, a versão para Android sairá logo.

É fácil de usar e entender a lógica dela, muito fácil
(falarei disso em outros posts). Para facilitar mais, há vídeo aulas e tutoriais "for dummys" no site oficial, ensinando do básico até o desenvolvimento de um jogo bem bacana. Alias, o que estou fazendo agora é justamente isso, desenvolvendo o jogo do tutorial.
Jogo tutorial: http://unity3d.com/learn/tutorials/projects/stealth

Para conseguir dar conta de fazer o jogo do tutorial (e entender tudo que está ocorrendo), é necessário, ao todo, menos de 10h de estudo. Para não programadores, acredito que este passo inicial seja um tanto quanto mais demorado.
Depois dos tutoriais completos, é só pensar numa arquitetura de código inteligente, conseguir bons gráficos e sair desenvolvendo seus próprios jogos.

Sinto-me "entregando o ouro" ao falar da Unity assim, aos 7 ventos, mas uma comunidade brasileira forte irá ajudar a todos!


http://unity3d.com/

2 comentários:

  1. a unity é boa d+. Estou seguindo os tutoriais também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareça pelo blog sempre, vamos trocar informações!
      Obrigado pelo postagem.

      Excluir