sábado, 10 de agosto de 2013

Acabando primeira etapa dos estudos


Me surpreendi com a facilidade e a complexidade de todo o processo.

O tutorial entrega todos os gráficos prontos, a ideia é ensinar a "costurar" tudo em um game.
Com ele, aprende-se:
a criar scripts bem pensados que respeitam uma boa prática de programação e utilizam as ferramentas da própria biblioteca da Unity;
usar os facilitadores da IDE, configurando manualmente inúmeras propriedades dos objetos.
animar os personagens;
usar a luz e o som de forma interativa;
criar uma visão muito bem feita, em 3ª pessoa, com uma câmera surpreendentemente inteligente;
criar a inteligência artificial dos inimigos;
criar objetivos.

O mais trabalhoso foi pegar as animações do personagem e "costurar" todas. Para mim é um mundo novo e deu algum trabalho. Mas não é difícil de entender, só da um pouco de trabalho braçal.
Não entendi bem o movimento da câmera, irei rever isso quando for criar meu primeiro demo, já que usarei um jogo 2D e o movimento será parecido. Criar uma visão "clichê" na terceira ou na primeira pessoa é muito fácil, qualquer um faz algo rudimentar e funcional em segundos.

Quanto a modelagem 3D, vi que essa realmente não é minha praia. Irei estudar um pouco, criarei algum dummy e o animarei, apenas porque é importante para o programador conhecer todo o processo. Mas se eu quiser fazer um jogo 3D, será com assets gratuitas, pagas ou com algum sócio modelando o gráfico.

Agora é só dar uma lida em algumas coisas, rever alguns vídeos, e começar a criar o meu jogo.
Menos de 10h, e me sinto pronto para criar um protótipo de game realmente empolgante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário